Arquivo do blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sobre cartas (3)

(Carta encontrada dentro de uma garrafa por um menino em... há muitos anos...) 
         Escrevo esta carta de uma ilha em algum ponto remoto do oceano... Mas é certo que não sou um náufrago, não mais o sou. Também não quero dizer que fui resgatado. Não. Estou nesta ilha, e escrevo. Mas não sou um náufrago. Provavelmente, enquanto mãos distantes abrem estas folhas e uns olhos as leem, eu estarei nesta ilha ainda, de toda forma. Sempre estarei. Apenas não sou naufrágo, porque há muito deixei de sentir-me como um. Não importa se um navio afundou e sobrevivi e nadei até aqui, Esta ilha em algum ponto remoto do oceano. Pode não ter sido bem assim, quem viu?! Não me lembro, nunca estive nesse navio... Essa carta dentro dessa garrafa: isso não é um pedido de socorro!
E, ademais, mesmo que fosse, poderia ser tarde, quanto tempo leva para alguém encontrar uma carta dentro de uma garrafa solta no mar?! E para achar uma ilha perdida?! Não, não é um S.O.S., é apenas uma carta dentro de uma garrafa. Quem vai ler?! Quem a encontrará?! Será que quem a achar vai devolvê-la ao mar?! Será jovem, será velho?! Talvez ninguém a encontre, afinal. E tudo estará, da mesma forma, bem. Palavras navegantes num pequeno navio de vidro. Talvez esta garrafa espatife-se contra uns rochedos, talvez esta rolha caia e as palavras, livres, claras, nadem silenciosas no mar do tempo, ou em outros mares, ares, navegares... Em outros mares naveguei que não neste, que me rodeia agora, enquanto escrevo, nesta ilha desconhecida em que cheguei, e que me é tão familiar, entretanto, como se nela eu tivesse nascido.
     Aqui vivo, viverei! E, enquanto alguém a lê saberá quanto tempo esta carta viajou até suas mãos?! Não escreverei a data de hoje, não há datas aqui, nesta ilha, nem em mim. Se for uma viagem longa, se estas palavras dentro desta garrafa demorarem ainda muitos e muitos anos até reencontrarem olhos humanos que as recebam, não importa, ainda estarei aqui, nesta ilha, sempre estarei. Apenas imagine um lugar com árvores, não precisa ser muito grande, mas pode ser, um rio descendo por entre uns morros verdes, algumas praias cheia de peixes anônimos, o vento sobre tudo, nisto estarei... Talvez nunca a leiam, assim mesmo, escrevo. Para quem?! Não sei! Outras ilhas que desconheço?! Noutros mares que não nadei?! Para mim mesmo?! Quantas já enviei?! Que ondas a levarão (ou levaram) a quem a estiver lendo, neste momento?! As águas não são feitas para responderem aos homens, e estes as vasculham a procura de que além de si mesmos?!
     Não escreverei uma data, posso colocar qualquer uma, afinal, até uma que ainda não chegou e que flutua nas marés de daqui a trezentos anos... Nem nome algum colocarei, não há nomes aqui, nesta ilha, nem em mim. Outros, se quiserem, inventem uma ilha e imaginem que estou lá, escrevendo...
     Pode ser... Pode ser mesmo que haja muitas cartas dentro de muitas garrafas soltas num oceano... Muitas, milhares, e elas percorram distâncias e continentes, e não se vejam, não se falem, à deriva num mar de momentos. Cartas que somos de nós mesmos se não nos escrevermos claramente, quem nos lerá?! De forma que se compreenda! É preciso mesmo que durante séculos alguém numa ilha, em algum ponto remoto do oceano, escreva cartas e as lance ao mar dentro de garrafas?! Quantas garrafas pode haver numa ilha para tanto?! Às vezes, apenas uma, ou nem mesmo esta. É possível mesmo?! Que uma carta viaje tanto assim e que esteja agora alguém a lendo?! Quem a lê agora?! Cada linha escrita vai deixando atrás de sí um rastro de silêncio. Cada silêncio vivido contempla a frente de sí uma trilha de palavras...
     Aqui, nesta ilha perdida e permanecida perdida nalgum oceano remoto de um mundo, escrevo esta carta sem direção, sem o leme dos dias, sem a âncora de um nome, sem a rota das horas, sem a saudade dos portos, sem a espera dos náufragos. Coloco-a nesta garrafa e lanço ao mar sem desejar-lhe sorte, sem desejar-lhe nada. Apenas que se cumpra! Como for! E apenas me deito na areia nesta noite sem data perto de uma fogueira e olho o mar, e olho o céu e fico escrevendo com os olhos cartas com palavras de estrelas que em algum lugar neste momento alguém estará lendo...

Um comentário:

  1. Eu estava procurando fotografias com mensagens dentro de uma garrafa e encontrei este blogue.
    De certa forma a tua garrafa coma a mensagem chegou até mim.

    A tua mensagem é muito bonita. Pena que a tua última postagem foi em 2009.


    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir